Whatssup pessoal, aqui é o LP e hoje eu vou filosofar (nhó) sobre Diablo 3 novamente, 2 meses depois do lançamento. Neste post eu contarei o meu sentimento do jogo, irei discutir algumas mecânicas do jogo e reclamar sem argumentos.
Glossário.
Endgame: O “final” do jogo, é o
próximo passo depois de conquistar o nível máximo nos jogos.
Farm: (Fazenda) é conseguir um
lugar onde você possa matar vários monstros rapidamente para juntar determinado
objeto que você deseja.
Ladder: É o sistema de Ranking
utilizado no Diablo 2 pela Battle.net para rankear os jogadores e mostrar o
E-penis deles.
Battle.net: O sistema de
gerenciamento e servidores da Blizzard, foi criado originalmente para Diablo 1
para PC.
RMAH: (Real Money Auction House,
Casa de leilões com dinheiro de verdade) É o sistema de leilões de itens
implementado em Diablo 3, você pode comprar itens do jogo com dinheiro de
verdade.
Dungeon Crawler: Estilo de jogo
onde você geralmente joga com um personagem apenas e segue entrando em
masmorras e matando monstros “adoidado” para conseguir mais equipamento e ficar
mais forte para matar monstros mais fortes e assim por diante.
A única Screenshot que eu tenho =( |
De forma alguma, Diablo 3 é um
jogo extremamente divertido e satisfatório de jogar, cada classe tem sua
mecânica de funcionamento, o que faz com que o jogo tenha uma vida maior, pois
o jogador terá mais classes para jogar e testes para fazer. O jogo é divertido
e satisfatório até a dificuldade Inferno, que é quando a mecânica de matar
monstros e conseguir itens se transforma na mecânica de “bater sua cabeça na
parede até a parede sair do caminho”.
Mas como explicar o “rage” dos
jogadores de Diablo 3? Acredito que pelo menos 50% dos jogadores de Diablo 3
entraram no jogo com a mentalidade do “Endgame” que é alcançar o level máximo e
começar a “farmar” itens para seus personagens, esse era o objetivo de Diablo
2, assim que você chega na dificuldade Hell o seu trabalho começava, você tinha
que caçar itens e o Gold servia apenas para os reparos absurdos que os melhores
itens do jogo cobravam, ou você podia utilizar o “mercado negro” dos itens de
Diablo 2 para conseguir o item que você queria, porém era muito arriscado e
custoso conseguir tudo o que você queria para ser competitivo na “Ladder” da
Battle.net. Em Diablo 3 aconteceu exatamente o contrário, com a aplicação da RMAH
(Real Money Auction House).
A MECÂNICA NOJENTA.
Bom, falei ali em cima o que
aconteceu de diferente em Diablo 3 que não existia em Diablo 2, que é a
implementação da Auction House no jogo, assim que os personagens atingem o
nível Inferno/Tormenta a mecânica do jogo passa de “farmar” itens para juntar
dinheiro para comprar itens da Auction House, a nova mentalidade do jogador de
Diablo 3 é a seguinte, “Irei caçar esses monstros pegar os melhores itens e
colocar na AH para vender, com o Gold eu vou comprar os itens que são melhores
para mim.” Basicamente é isso que se tornou, por que eu iria para a dificuldade
final do jogo bater minha cabeça contra um muro se eu posso ficar na
dificuldade anterior matando monstros rapidamente coletando gold e itens para vender
e após esse trabalho eu posso utilizar este gold que eu consegui da coleta e da
venda dos itens para comprar um “upgrade” perfeito para o meu personagem.
O que acontece é que jogando
Diablo 3 você não pode esperar que o item que você tanto deseja caia para você,
assim como os outros 2 milhões de jogadores, porém, em algum desses jogos o
item que você tanto quer pode cair para outro jogador e ele colocar na AH para
vender, você vai na AH e compra o item e tenta bater sua cabeça na parede
novamente, só que agora vestindo um capacete.
E QUAL O PROBLEMA DA MECÂNICA
NOVA.
Nenhum, acredito que o maior
problema ou as maiores críticas vem de jogadores de Diablo 2, o “endgame” de
Diablo 3 está tão diferente que já não se pode mais comparar um jogo com o
outro, As novas mecânicas acabaram por desagradar vários jogadores e essa é uma
das causas desse “rage” todo.
Novamente como falei acima, o
jogador entra no jogo e começa a sua correria para chegar na última dificuldade
onde suas 30 primeiras horas de jogo se resumem a ir para frente matando
monstros e coletando itens, quando o jogador chega na última dificuldade ele
toma esse choque gigantesco e absurdo de mudança, o jogo deixa de ser divertido
e “gostoso” de jogar e passa a ser horas e mais horas de frustração e coleta de
dinheiro e itens para vender. Pouca gente esperava essa mudança no “Endgame” do
jogo, embora algumas pessoas entenderam e continuam jogando, outras ficaram tão
furiosas que prometeram nunca mais jogar Diablo 3 na vida.
MAS O PROBLEMA SÃO SÓ AS
MECÂNICAS?
Durante estes dois meses de
lançamento a Blizzard teve inúmeras dificuldades com Diablo 3, seja por
problemas de conexão o estúpido DRM deles que não deixam você jogar o
singleplayer sem ser online (Ou seja, com lag) sejam os cópias da versão
digital do jogo dando problemas, problemas com a RMAH e várias coisas assim a
Blizzard está tentando reparar todos os erros que ela cometeu até agora, com
certeza ela deixou um gosto amargo na boca de muitos jogadores (eu inclusive) e
só o tempo fará com que o que aconteceu seja reparado.
Todos sabemos o quão ruim é
trabalhar sobre muita pressão, Diablo 3 demorou 12 anos para ficar pronto e
normalmente a Blizzard só lança produtos que estão 100% prontos, não parece que
este foi o caso de Diablo 3. Temos que lembrar que a Blizzard faz parte de um
grupo maior a Activision Blizzard, ou seja, tudo indica que o lançamento do
jogo foi apressado por ordem superior dos desenvolvedores da Blizzard, será que
podemos colocar um pouco de culpa na Activision e talvez no grupo Vivendi por
isso? Acredito que sim, visto que ao seu lançamento Diablo 3 claramente não
estava pronto, e embora, tenha sido
agradável as primeiras partes do jogo ele logo mostrou que erros simples podem
frustrar de mais os jogadores.
IT'S ALL ABOUT DA MÂNÊÍ |
O VEREDÍCTO FINAL.
Diablo 3 é um jogo que deve ser
jogado na companhia de amigos, rindo muito e se divertindo com o estilo
descerebrado dos “Dungeon Crawlers” clássicos. Será mesmo que Diablo 3 vale os
50 dólares? Acredito que sim, principalmente se você atingir o objetivo que eu
falei agora, jogue em companhia dos amigos. Sem contar os achievements. (@_@)
A Blizzard ainda tem um caminho
muito grande para conseguir “reparar” os erros que ela cometeu no lançamento de
Diablo 3, eu vou continuar no aguardo, com o jogo instalado no meu computador
de qualquer jeito, ela é uma das únicas empresas que eu realmente confio 100%.
Então é isso pessoal, fico por
aqui por hoje, prometo que o blog continuará indo sem problemas :3 Logo terei
mais algum conteúdo pronto e colocarei disponível aqui mesmo =P.
Fiquem com Odin ou quaisquer
deuses que vocês gostem e assistam aqui o vídeo de uma compilação de gente perdendo personagens lvl 60 Hardcore (e quase chorando). Avraços.
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