Whatsup pessoal, hoje irei falar sobre meu gênero favorito de jogos eletrônicos os RPGs. Qual a origem desse fascínio que sinto por esses jogos? O que me atraí em um jogo RPG Japonês? Por que eu ainda não comprei Hyperdimension Neptunia e Atelier Rorona? O que eu mais gosto e detesto no gênero? Isso e mais alguma coisa será tratada neste post.
Tomem uma foto de gatinhos bonitinhos já de cara!
INTRODUÇÃO.
Não é esse tipo de RPG #trollface |
HISTÓRIA MELOSA.
Acredito que o primeiro RPG que eu joguei conscientemente foi Lufia do SNES, sim o primeiro Lufia e eu tinha no máximo 7 anos de idade, ou seja, não sabia nada do que estava fazendo. Mas ainda tenho imagens do jogo marcadas na minha memória, coisas saudosas que me fazem lembrar da infância. Após isso eu só fui jogar um RPG novamente no PSX uns 3 anos depois, Breath of Fire 4 que eu joguei com meu irmão em conjunto, jogamos por quase 80 horas, só precisávamos derrotar o último chefe e estávamos tentando completar tudo o que o jogo apresenta. Porém o memory FUCKING card apagou todas as informações dos nossos jogos e eu nunca mais toquei no BoF4 enquanto eu estive com aquele PSX. Meus primos gostavam muito de Final Fantasy 7 embora eu sempre achei o jogo uma porcaria, um dia qualquer usando meu Pentium 166mhz com 16mb de memória ram e um emulador de SNES e acesso a internet discada, consegui um jogo chamado Final Fantasy 2 para SNES (Final Fantasy 4 no Japão, descobri muito depois) e a barreira da língua inglesa não me impedia de jogar mesmo eu não sabendo da história. Até o momento em que eu descobri um site de romhacking que traduzia jogos (Um abraço EvilGambit) e eu joguei o jogo em português do Brasil. Foi o primeiro RPG do qual eu cheguei no final depois do BoF4, mas a minha maldição tinha começado no BoF4, na última dungeon existia um inimigo que soltava a magia “PIP” em si mesmo, no Pip mostrava que o inimigo era fraco a eletricidade, já viram né? Claro que era uma armadilha e acabei morrendo naquele momento, pensei ok foi carregar o último save, na hora eu aperto o botão de salvar sem querer e pronto, lá se foi todo o progresso que fiz no jogo. Larguei o jogo de mão e joguei diversos outros Final Fantasies como o 5 o 6 (inclusive me confundi pois joguei o FF3 e depois o 5 e pensei, como o 3 pode ter gráficos melhores que o 5?) Secret of Mana e mais alguns mas nada até o final. Em 2002 tive que passar por uma cirurgia de Ginecomastia, naquela época meu irmão me apresentou um dos melhores RPGs que eu já joguei na vida, Tales of Phantasia. Eu estava de recuperação da cirurgia e só jogava aquele jogo o tempo todo, a maldição me atacou novamente e faltando apenas o último chefe para derrotar eu largo o jogo de mão e perco o save. O mesmo aconteceu com FF3~6 do qual eu joguei até a metade da segunda parte do jogo onde eu poderia matar o último boss a qualquer momento a maldição me atacou novamente. Isso, até que, novamente, meu irmão me apresentou meu RPG favorito de SNES, Lufia 2, foi com certeza o RPG de Snes que eu mais joguei nos emuladores da vida. Lufia 2 apresenta o sistema de dungeons aleatórias com 99 andares, o jogo é muito viciante.
SISTEMAS DE BATALHA.
Batalhas por turno ou action RPG, batalhas aleatórias ou inimigos aparecendo no cenário. Uma grande parte dos RPGs eletrônicos tem o mesmo sistema de combate, ou um conjunto deles, como é o caso de Rogue Galaxy do PS2, onde você tem encontros aleatórios com inimigos aparecendo e você jogando um jogo de ação. Outro caso é Dragon Quest IX onde você luta como um RPG por turnos, mas todos os inimigos estão visíveis no cenário e você pode desviar das lutas se assim desejar. Ambos os sistemas me agradam e tem seus pontos positivos e negativos, mas isso depende de como ele é feito, há jogos de action RPG que eu acho um saco (DAWN OF MANA ESTOU FALANDO COM VOCÊ) e outros em que eu me diverti MUITO (Um beijo Rogue Galaxy). Dragon Quest IX é um excelente jogo também e todos possuem estas características que citei no começo deste parágrafo. Este é o básico do sistema de combate que um jogo de RPG me atrai.
SISTEMAS DE BATALHA.
Muitas horas aproveitadas com esse jogo, mais de 100 =) |
PONTOS LEGAIS.
Um exemplo de uma boa história =) |
PONTOS NEGATIVOS.
Fucking "grinding" |
Ok, os jogos de RPG que eu mais estou hypado para jogar hoje no PS3 são, Hyperdimension Neptunia e Atelier Rorona, por quê?
Só a capa já é linda XD |
Atelier Rorona. É um jogo que também é da Gust/NIS que saiu em outubro de 2010, porém, estou no hype do jogo apenas por ser da mesma série Atelier que era originalmente da Gust. Uma das coisas que mais gosto na série Atelier são os gráficos bonitinhos e a trilha sonora. É Japão até os ossos. Na história você é Rorona, uma alquimista que precisa juntar dinheiro para que o seu laboratório não seja fechado. Trailer também.
FINISH HIM!
Bem pessoal acho que o post está longo de mais já, neste post eu falei um pouco do que eu gosto e não gosto em alguns RPGS, vou finalizar aqui e avisar que tentarei escrever nestes primeiros posts coisas que eu gosto neste mundo. Por isso o nome desta coluna se chamará “FAVORITO” Fiquem com Odin e até a próxima. ;D
Fiquem a vontade para corrigir quaisquer erros de português ou burradas que eu cometi na postagem do mesmo. As imagens eu baixei da internet, nenhuma é de minha autoria. =)
Fiquem a vontade para corrigir quaisquer erros de português ou burradas que eu cometi na postagem do mesmo. As imagens eu baixei da internet, nenhuma é de minha autoria. =)
Fala ai, Lp! Embora RPG não seja meu gênero favorito para Games, gostei bastante do post. Não sabia desse sistema de Dungeons randômicas presente no Lufia 2, parece ser bem legal. O To The Moon eu conheci no Dash podcast, mas ele não me chamou muita atenção. Agora, meu caro, deixa eu ver se eu entendi uma coisa. O Hyperdimension Neptunia se trata de um jogo a respeito de consoles, é isso mesmo ?
ResponderExcluirHyderdimension Neptunia é tipo, porra é até dificil explicar, O MUNDO é feito ao redor da indústria dos games. Inclusive aparecem vários personagens de outros jogos para ajudar as deusas xD
ExcluirÉ mais ou menos como se transformassem os consoles em "cidades" ou "personalidade famosas" e panz XD Mas eu ainda não joguei pra saber detalhes aprofundados.
Massa,
ResponderExcluirRPG = Lança Foguetes \o/!
Breath of Fire joguei com meu irmão, um fedelho mega inteligente que adorava cachorinhos fofinhos.
Foi uma experiência bacana!
Abraços
Nossa, você realmente é fera em RPG.
ResponderExcluirParabéns pelo post, foi muito bem elaborado.