Páginas

domingo, abril 15, 2012

Favorito #2 - Professional Wrestling

Whatsup pessoal, hoje estou continuando a série de posts sobre coisas que gosto. Que tal entrarmos no mundo mágico do Pro Wrestling?

É isso mesmo, Hulk Hogan, The Undertaker, Rey Mysterio entre outros, neste post falarei sobre: Luta livre é marmelada, e daí? Como eu comecei a gostar de Pro Wrestling. Pro Wrestling levado a sério e comédia. Uma pincelada na história do Pro Wrestling.








POR QUE EU ASSISTO.


Pro Wrestling é uma forma de esporte que eu achei muito legal da primeira vez que eu ví, isso na época do Gigantes do Ringue que passava nas tardes de domingo na Record. Joguei WWF Royal Rumble e assisti WWE em 2008 quando passou no SBT durante 3 meses, a partir daquele ano eu acompanho a quase todos os shows da WWE e seus PPVs, quase que religiosamente.

Mas por quê? Do mesmo jeito que pessoas assistem séries de TV, novelas e filmes, Pro Wrestling é entretenimento também, e me agrada muito, seja pela produção ou até coisinhas engraçadas eventuais, assisto WWE e provavelmente irei assistir por anos seguintes.







HISTÓRIA E BASICÃO.

A história do Pro Wrestling é “recente” ele foi criado no começo do século 20, onde eram disputadas ao ar livre, O Pro Wrestling ficou famoso no Brasil entre as décadas de 60 até 80 com o famoso TELECATCH, mas após algum tempo ele foi decaindo até que hoje, apenas algumas pessoas lembram exatamente como era. Tivemos o Gigantes do Ringue no meio dos anos 90, mas no Brasil não existe mais uma cultura forte no Pro Wrestling. Apesar disso, temos uma federação de Pro Wrestling brasileira a BWF (Brazillian Wrestling Federation) cheguei a ver alguns dos shows que foram gravados e eles são legais, torço muito para o sucesso deles e espero muito sucesso no futuro.
Durante a década de 80 a WWF (World Wrestling Federation) mudou de mãos, indo de pai para filho, Vincent Kennedy Macmahon virou o novo dono da empresa, e com isso, revolucionou o Pro Wrestling nos Estados Unidos, dando muito mais foco para as histórias que eram contados no ringue do que a luta em si, é nessa década que o Macmahon anuncia que o Pro Wrestling foi feito para ser Entretenimento. Isso se tornou mais explicito após um acidente que ocorreu e ocasionou na morte do wrestler conhecido como Owen Hart. De lá para cá, tivemos vários altos e baixos na popularidade do Pro Wrestling americano.


São os gladiadores do terceiro milênio LOL.

Mas por que o Pro Wrestling faz tanto sucesso nos Estados Unidos? A melhor resposta para esta pergunta seria que as histórias que são contadas nos ringues das federações atraem muita gente, e eles também conseguem apelar para o lado selvagem dos seres humanos, é muito divertido você ver o jeito que os lutadores “brigam” dentro do ringue, acho muito mais divertido do que qualquer luta de UFC que eu veja. (A menos que seja do Anderson Silva LOL)

Vocês perceberam que até agora eu só falei do cenário dos Estados Unidos? Pois bem, vou falar um pouco sobre o cenário no Japão, onde o Pro Wrestling é super famoso e adorado, inclusive ele aparece em vários lugares de animes e outros produtos japoneses. O que acontece no Japão é que é tudo tão japonês que é até engraçado, as federações sérias são sérias de mais, as de comédia são muito mas MUITO escrachadas, é tudo muito divertido, os atletas japoneses são incríveis também, seja nas federações de comédia, seja nas sérias.

Outras partes do mundo também possuem suas federações, Portugal tem uma que é famosa até certo ponto e o México tem a AAA (Triple A) que é a federação mais famosa do México, sempre tem lutas legais para se ver onde os mexicanos mostram o que mais sabem fazer melhor, comer nachos e tomar tequila, sair voando pelo ringue.

MARMELADA.

“Você sabe que é tudo marmelada né? Todos os resultados são combinados.” 99,15648729% das pessoas que souberam que eu gostava de wrestling me fazem essa pergunta, e eu sempre respondo da mesma forma. “Sim, eu sei e eu gosto, é o mesmo que ver um filme ou uma série de TV!”. Mas até onde vai a marmelada e a patacoada?

Em toda luta de Pro Wrestling acidentes podem acontecer a qualquer minuto, existem milhares de vídeos no youtube que mostram acidentes feios envolvendo os wrestlers. Talvez a série que mais se aproveita disso são os episódios muito engraçados que o Maffew do Botchamania apresenta, ele tira sarro de acidentes e erros que os atletas cometem durante os shows.

Um fator que temos que levar em consideração é que hoje, todos os wrestlers são atletas bem treinados, prontos para entrar no ringue e tentar dar o melhor show que eles conseguirem sem machucar seus oponentes. (Por que vocês acham que os caras estão lutando todas as semanas?) Por exemplo no caso da UFC, é difícil um lutador que não tire, pelo menos, uns 3 meses antes da sua luta seguinte, é um outro ritmo. Já os pro wrestlers estão lá, prontos para o que der e vier quase todos os dias da semana e todas as semanas do ano, 300 dias por ano. O fato é que socos e chutes são realmente “falsos” são golpes que são visualmente bonitos mas nada efetivos para machucar alguém de verdade, porém, arremessos e quedas altas não pode ser “fakeadas” leve um tombo de cima da terceira corda direto para o chão, ou você tem treinamento para cair ou você vai se arrebentar no chão. Com isso, nem tudo são flores no mundo do Pro Wrestling.


Só os fortes entenderão lol
O sistema do Pro Wrestling é determinado pelo time de Bookers, que fazem o Booking dos shows, ou seja, são eles que decidem quem vence, quem perde e alguns spots da luta (Spots é como são denominados o momento que os golpes acontecem), sem contar o rumo para qual as Storylines (Sim, as histórias) se desenrolam. Concluímos que, os resultados realmente são combinados, mas é como assistir uma novela para macho ou uma série de TV.







FEDERAÇÕES DE PRO WRESTLING.

Muitas pessoas já sabem que a mais famosa e poderosa federação de Pro Wrestling é a WWE, ela é a mais glamurosa e melhor produzida de todas as federações de luta-livre do mundo. Mas existem outras federações? O que há fora do círco da WWE?





TNA. TOTAL NONSTOP ACTION WRESTLING. 


É a principal concorrente da WWE no mercado norte-americano, se fizermos uma comparação com a TV brasileira pelo número de telespectadores, podemos dizer que a WWE é a Globo e a TNA é o SBT (Sem brincadeira). Ela é uma federação muito nova, foi fundada em maio de 2002 por Jeff Jarrett e Jerry Jarrett, sua presidente é a carismática Dixie Carter e, embora ela não represente nenhum perigo para a WWE em termos de competição, a TNA é uma empresa que cresce muito anualmente, hoje atinge a aproximadamente 120 paises.

Qual seria o diferencial da TNA? Ela leva o Pro Wrestling mais a sério, suas storylines tentam apelar mais para o tempo da “attitude era” da WWE, onde as histórias eram mais violentas e cheias de ação, mas no meu ponto de vista, eles falham muitas vezes em variar um pouco suas histórias. Seu outro diferencial é a X Division, onde a TNA dá um grande valor para os Wrestlers menores e mais rápidos, se você gosta de lutas rápidas e eletrizantes, a TNA pode ser o lugar para assistir o que você deseja.

Até 2010 a TNA utilizava m ringue de hexagonal (de seis lados) que eu, particularmente, gostava muito, e isso dava uma dinâmica muito maior para as lutas da federação. Infelizmente quando Hulk Hogan foi para a TNA em 2010 eles mudaram o ringue para o tradicional (quadradão).

Outra coisa que me encomoda muito é o fato de que a TNA, mesmo dando valor para os Wrestlers novos pequenos e velozes, acaba se apegando de mais em lutadores ex-WWE, um exemplo era o do meio de 2011, onde TODOS os envolvidos pela luta do título principal da TNA eram Ex-WWE, (Kurt Angle, Jeff e Matt Hardy, Mr. Anderson). A TNA é chamada de o asilo da WWE, pois uma grande parte dos Wrestlers que fizeram a fama na WWE e que, por ventura (ou cagada), acabam indo parar na TNA fazem parte do seu numeroso Roster de estrelas.

A TNA esta no mercado a alguns anos já, porém, por vezes a sua qualidade fica a desejar, principalmente na parte das lutas onde, se não os Wrestlers que fazem alguma burrada, são os câmeras (MEU DEUS COMO OS CÂMERAS DA TNA SÃO RUINS), eles perdem muito dos Spots que acontecem na luta, fazem muita trapalhada. (E com isso conseguiram um lugar de destaque nos Botchamanias). Devo admitir também que eu odeio o sistema de iluminação do ginásio da TNA, acho muito escuro e muito ruim de enxergar as vezes.

Não estou aqui só para falar mal da TNA, muito pelo contrário, quando eu acompanhava eu gostava muito, apesar de tudo. Mas acho que ainda falta muito para que a TNA consegui conquistar um espaço no coração do público norte-americano. Eles têm tudo o que precisam, bons Wrestlers, bons escritores, pessoas que tem muito amor e vontade de crescer no ramo.

O que eu mais gostava na TNA eram justamente as lutas dos Wrestlers menores, os mais rápidos e principalmente as lutas de duplas com caras pequenos. Vale a pena ficar a dica de, quem quiser, assistir lutas dos MCMG (Motor City Machine Guns) ou dos Young Guns, ou a maioria das lutas do AJ Styles e Kurt Angle na TNA. Sem contat o sensacional Mr. Anderson, um Wrestler que foi muito mal utilizado e deveras underrated para a WWE, e que na TNA alcançou seu lugar de direito como um dos melhores profissionais do seu ramo.


ROH. RING OF HONOR.
A ROH é a terceira colocada no mercado Norte-Americano. Foi fundada em 2002 por Rob Feinstein e Gabe Sapolsky. A experiência de assitir a ROH é como você ir a um show de Pro Wrestling indie em ginásios de esportes nos Estados Unidos, só que sem sair de casa.

Sendo considerada um berço e celeiro de jovens atletas a ROH já contou com a participação de vários Pro Wrestlers famosos, acredito que os mais famosos hoje em dia sejam o CM Punk e Bryan Danielson Daniel Bryan e AJ Styles.

Só quem assitiu ROH vai saber o quão bom tecnicamente o show é, os Wrestlers são excelentes e sempre fazem boas lutas. Mas o maior mérito da ROH é exatamente este, a qualidade técnica, sem precisar encher muita linguiça, os caras entram no ringue, lutam e vão embora.

Acompanhei a ROH só por um mês ou dois, mas sempre gostei da qualidade deles. O que faltava na época era contar histórias legais, na época em que eu ví o único atrativo eram as lutas. Mas na época eu estava exausto de ver lutas já.

ROH, junto da Chikara e do Dragon Gate USA, é o mais perto do Pro Wrestling Japones que os americanos conseguem chegar.



CZW. COMBATE ZONE WRESTLING. 
Eu digo sinceramente que eu não gostaria de colocar a CZW aqui no meu blog, pois eu não acho que a CZW tem méritos no mundo do Pro Wrestling. Pelo simples motivo que alguns dos Pro Wrestlers da CZW são uns bárbaros que só querem saber de realizar spot perigosos e sem sentido, quase como se eles quisessem se matar de verdade.

A CZW foi criada em 1999, na época em que a ECW (Extreme Championship Wrestling) estava mal das pernas, a CZW hoje, preenche esta lacuna de ser o Pro Wrestling Ultraviolento, com vários spots envolvendo mesas, escadas, tachinhas, arame farpado, lâmpadas florescentes, fogo, entre outras.

OUTRAS EMPRESAS.

Já pincelei pelas 2 maiores rivais da WWE no mercado, mas acho que vale a pena citar neste espaço mais 2 federações de Pro Wrestling.

A Primeira sendo o Dragon Gate USA, que é um ramo da Dragon Gate do Japão, é um show de muita qualidade técnica e velocidade nas lutas, parece até que os Wrestlers não se cansam nunca, espere muita correria e vários finais emocionantes de lutas.

A segunda sendo a nossa querida Chikara, que é mais voltada para o humor pastelão, mas com muito pro wrestlers muito bons, vale a pena assistir volta e meia para dar algumas risadas.


PRO WRESTLING JAPONÊS.
Wrestling é só para Machos >=[

Se você acha que o Pro Wrestling só é famoso nos Estados Unidos, você está redondamente enganado. Bem vindo ao incrível mundo do Pro Wrestling Japonês. 

Agora vamos falar do Pro Wrestling mais rápido do mundo, no Japão o Pro Wrestling é uma febre MUITO GRANDE, com estádios cheios em praticamente qualquer evento que você vá, os japoneses são loucos pelo pro wrestling.

Há muitas variações nas federações japonesas, homens mascarados, lutadores pequenos, lutadores enormes, lutas rápidas, pancadaria (SIM), lutas super violentas, lutas engraçadíssimas, e muitas outras. Se você acha que os japoneses são malucos você realmente tem que assistir algumas das lutas que acontecem no Japão.

Muito Wrestlers vão para o Japão tentar a sorte, MUITOS MESMO, posso citar aqui, Daniel Bryan, CM Punk (que é um amigo de um wrestler japonês chamado KENTA, do qual ele trouxe o golpe GTS do Japão), Ted Dibiase Jr., Lord Tensai (A-Train) e muito outros.

Podemos citar aqui várias federações japonesas que, caso vocês venham a procurar, tenho certeza que encontrarão várias lutas maneiras. Vale a pena citar aqui a NJPW(New Japan Pro Wrestling), Pro Wrestling Zero 1, AJPW (All Japan Pro Wrestling), NOAH, Dragon Gate, e, minha favorita, a DDT(Dramatic Dream Team)


DDT. DRAMATIC DREAM TEAM.

 Essa é, sem dúvida, a federação de Pro Wrestling mais estranha que eu já ví, as lutas são muito bem humoradas e extremamente divertidas. A DDT foi criada em 1997 por Sanchiro Takagi e é uma paródia do Pro Wrestling Americano, com todas as “gimmicks”(personalidade dos Wrestlers) “over the top”(escrachadas e exageradas) a DDT é hoje um dos maiores sucessos do mercado indie do Japão.

A DDT tem uma série de lutas esdrúxulas que são impressionantes. Uma delas é a NO-NO DQ MATCH, uma luta onde os Wrestlers não podem fazer NADA que seja contra a regra, sendo punido com um ponto para o adversário. Outra luta que temos é o “Office Deathmatch” onde o ringue é armado e decorado como se fosse um escritório, com computadores e tudo o mais. Mas sem dúvida uma das lutas mais legais que eu ví da DDT foi um Battle Royal de 108 “pessoas” (SIM 108 “PESSOAS”), foi um projeto de comemoração do ano novo de 2010, se não me engano, onde participaram a DDT, BJW(Big Japan Pro Wrestling) e Kaientai Dojo(K-DOJO). 

;D
Muito Sexy ;DDD
Outro ponto alto da DDT é o extremamente famoso e querido Pro Wrestler Daishoku Dino, ele tem uma “gimmick” que ele mesmo chama de ultra gay, ele é um dos mais engraçados atletas que eu já ví em qualquer circuito de Pro Wrestling. Temos também o STONE COLD DA DDT, Sanchiro Takagi, faz essa paródia de uma das maiores figuras do Pro Wrestling Americano. 
Sinceramente, a DDT é o que me faz ter vontade de aprender Japonês, eu adoraria acompanhar os shows da DDT. É possível acompanhar a DDT e as outras federações por fóruns espalhados pela internet.



BOTCHAMANIA.  
Se alguém algum dia acompanhou Pro Wrestling então a pessoa sabe que acidentes acontecem, mas o que acontece quando o acidente, além de engraçado é ridículo? Foi nesse nicho que Maffew criou o Botchamania, utilizando de várias seções de erros de entrevistas, erros de execução das manobras, enfim, quaisquer erros que os atletas cometam. Ele já passa de 200 edições e sempre que saí uma nova edição EU PARO TUDO O QUE EU ESTOU FAZENDO e vou acompanhar.









Vou ficando por aqui pessoal, esperem por mais posts falando sobre Pro Wrestling, eventualmente farei algo assim, mostrando lutas que eu gostei, ou alguma coisa do passado, tentarei sempre trazer um assunto interessante. :)

Como sempre fiquem com Odin e Thor e até a próxima.

Sugestões, reclamações, correção de erros, qualquer coisa, fiquem a vontade para comentar :)
PS: Vou começar a postar mais regurlamente no blog, hehe.


108 Man Battle Royal, DDT, BJW e K-Dojo.








No No DQ Match

2 comentários:

  1. Nossa, agora entendi porque você demorou tanto pra postar uma nova matéria. Essa porra tá enorme. Não sabia que professional wrestling tinha tanto conteúdo assim, pra falar a verdade, pra mim só existia WWE. Algumas vezes me pego assistindo a lutas desse estilo no Canal da Sony e acho muito engraçado. Sempre me divertia mais com os "acidentes" que aconteciam, mas achava que eram fakes também. Não sabia dessas compilações de acidentes nas lutas e tudo mais, espero assistir daqui pra frente.

    Ps: Espero que as postagens sejam regulares mesmo, se não essa porra vai ficar séria XD

    ResponderExcluir
  2. É, eu lembro daquele longincuo de 2008, onde eu fui reapresentado para a luta livre. Já conhecia, mas realmente comecei a assistir por sua influencia, bicho, e desde lá não parei mais. XD
    Cara vey, altos post ^^ Pra quem é de fora, que não conhece a Luta Livre, ficou bem legal e didático.
    Boa essa federação de portugal, boa até certo ponto para não ter o seu nome citado.
    Marmelada? EU SEI!!! EU SEI DE TUDO QUE ACONTECE POR TRÁS DAS TELAS. Quem gosta sabe o que acontece, mas quando assistimos apagamos da memória, fechamos os olhos para esse da "marmelada" Dá vontade de realmente comprar a briga com as pessoas que já chegam falando "É marmelada", mas não valhe a pena pq a pessoa só sabe disso e só tem esse argumento. [senta lá e vai assistir o teu futebol, vai]
    Sobre as outras federações, achei engraçado a comparação WWE = Globo e a TNA = SBT heahehau. Teve uma época que eu devo ter assistido a CZW, mas foi só pra conhecer, uns 10 vídeos no máximo. Achei muito bizarro aquilo, mas como eu sou louco da cabeça, gostei do que vi.
    Essa DDT é muito comédia mesmo. Tu mesmo me mostrou e morremos de rir com as lutas XP
    No final das contas, show de loke os post. Gostei muito de ler e vlw por ter me introduzido(tchê) nesse mundo (Y)

    ResponderExcluir