Páginas

quarta-feira, maio 02, 2012

Mente para Mim #1 - Personagens de MMORPG


Hope Yet Remains

Whatsup pessoal, aqui é o LP e hoje vou falar de um assunto polêmico que tem 5% de mamilos. Vou falar hoje sobre avatares principalmente em MMORPGs. Porque as pessoas gostam de jogar com o personagem do sexo oposto, minha opinião sobre o assunto, e claro, os mais belos seios dos MMORPGs TERA ONLINE. 

Lembrando que qualquer fator da “sociedade” do MMORPG que eu falar neste tópico está baseado na comunidade do World of Warcraft, que é o MMORPG mais jogado no mundo. 






A criação do seu avatar. 


Quando jogamos um jogo, uma parte da nossa consciência toma conta do controle e assumimos o papel de outra pessoa, correto? Usarei sempre o exemplo dos RPGs, você “é” aquele personagem, aquela é sua vida durante o tempo que você estiver no controle do jogo. Mas o que acontece quando o personagem que você joga não é exatamente sua cópia no mundo virtual? Na maioria dos casos (espero) você nunca será aquele personagem que você tem o controle, você nunca será o Comandante Sheppard pilotando uma Normandy pelo espaço sideral, mas isso não significa que você não possa se identificar e até se importar com a história ou preocupações dos personagens. Para todos os defeitos, o personagem que você está controlando é você, você “toma” as decisões do personagem, nem sempre concordamos com os resultados, mas estamos ali nos preocupando com as conseqüências dos nossos atos no jogo. 

Mas e quando nós temos a liberdade de criar o nosso personagem? É aí que os MMORPGs entram em ação. Assim que você começa a jogar um MMORPG qual a primeira ação que você tem que tomar? Criar o personagem obviamente. Neste caso, temos dois tipos de pessoa, a primeira é: 

1º A pessoa tenta criar o seu avatar o mais parecido com você mesmo. Um ótimo exemplo disso foi no nerd player do Jovem Nerd que ele fez sobre Star Wars: The Old Republic. (Link http://jovemnerd.ig.com.br/nerdplayer/nerdplayer-16-star-wars-the-old-republic-wow-no-universo-sw/) Na minha opinião, são poucos os jogadores que tentam utilizar o modo de criação de personagens em um MMORPG para tentar se recriar no jogo. Podemos então entrar no segundo perfil. 

2º A pessoa apenas cria o que ela deseja, aqui não entramos no mérito da pessoa criar o avatar daquilo que ela gostaria de ser, mas entramos no mérito da pessoa só criar o personagem que lhe apetece para ser o seu avatar no MMORPG. São essas pessoas que criam qualquer tipo de personagem imaginável em qualquer jogo, fazendo assim valer a primeira regra da internet.

Entendedores Entenderão XD
AND I QUOTE “Homens são homens, mulheres são homens, e crianças de 12 anos são agentes do FBI disfarçados” -Primeira lei da Internet-












Avatares para todos os gostos. :D 


A cada novo MMORPG que aparece no mercado temos sempre uma característica muito forte, a criação dos personagens, cada jogo tem o seu sistema de criação de personagens, podendo ser extremamente detalhado (SWTOR, TERA, GW2) ou simples (WoW, Tibia, Ragnarok Online). Enfim a cada novo MMORPG o sistema de criação de personagens fica mais complexo, pode-se dizer tranquilamente que é possível viver em um mundo de um dos novos MMORPGs onde nenhum personagem é igual ao outro no visual. 

Parte da diversão de um MMORPG novo é a criação de personagens. Há pouco tempo joguei Guild Wars 2 e Tera Online e ambos tem um sistema de criação de personagens excelente, o que me fez perder vários minutos escolhendo rostos/cabelos/cores/etc do meu personagem. A cada novo MMORPG que sai no mercado eu imagino que, qualquer dia desses, eles vão colocar um sistema de “dress-up” do mesmo tipo daqueles jogos de colocar roupa em bonecas que temos espalhados pela internet. 



Estou criando meu personagem, e daí? 


Quando eu crio um personagem em um MMORPG eu sempre tento fazê-lo de um modo que agrade meus olhos, mas existem várias pessoas que, ao contrário de mim, tentam sempre fazer a pior aberração que a humanidade já viu. 

Só que aí nós fizemos o primeiro login do personagem no jogo, se aquele personagem me agrada visualmente, eu vou gostar de jogar com aquele personagem durante as várias horas (Ou milhares de horas) que eu gastar naquele jogo. 

Com este pensamento muitas pessoas criam personagens para que aquele avatar represente você no mundo, porém, algumas pessoas escolhem os seus avatares com o sexo oposto ao seu, vamos as explicações logo mais. 

Com isso entramos no ponto principal desta minha postagem, eu gosto muito de fazer personagens do sexo oposto e na criação do personagem tentar fazer o máximo para que eu ache o personagem agradável ao olhar, sim eu sou um jogador “she-male” mas vamos colocar os pingos nos is já de cara. 



Personagens nos MMORPGs 


É engraçado como pessoas que não jogam MMORPGs achem estranho quando uma menina ou menino faz um avatar do sexo oposto, normalmente eles são vítimas de piadas e chacotas. Mesmo assim temos que sempre lembrar as pessoas: 

Os personagens que temos em MMORPGs normalmente não são representações exatamente iguais de nós na vida real, mesmo assim as pessoas confundem o mundo virtual com o mundo real, lembramos que estou falando de um mundo virtual de MMORPG onde você deve estar interpretando um personagem (Mesmo que você não seja um Roleplayer), ou seja, para ser bem claro, você no jogo não é você na vida real. (obrigado pela explicação capitão óbvio) 



She-males e He-females(?!) 


Eu sou um ávido jogador de MMOs em geral e já jogo MMOs tem pelo menos uns oito anos, então estamos acostumas ao termo She-male em um MMORPG que seria mais ou menos isso: 

She-male é um ser humano do sexo masculino que, ao entrar em qualquer jogo, cria um avatar do sexo oposto para conseguir vantagens sobre outros jogadores do sexo masculino. 

Esse é o default das pessoas que utilizam os seus She-males nos jogos. Inclusive eu tenho várias histórias de vários amigos meus que já se utilizaram de avatares femininos para obter vantagem em jogos online. Sendo assim, sempre desconfie daquelas Elfas Sangrentas que estão te dando mole em Orgrimmar. (HAUIEHUIAHEUIA PAULO) 

Mas, existem outros casos, pessoas que não tentam obter vantagens de idiotas outros jogadores e querem apenas aproveitar o jogo em si, como é meu caso, eu sempre fico “na minha”, e sempre que me perguntam eu falo a verdade. A minha desculpa principal para isso é: 

Eu jogo pelo visual bonito do jogo (AHAM)
Se eu vou ficar olhando para o traseiro de um personagem durante VÁRIAS horas, bom, pelo menos que seja um traseiro agradável de ver. 

Então, por que eu coloquei os He-females(?!) aqui? Bom, a muito tempo eu leio os fóruns da Blizzard do World of Warcraft (que é o MMORPG principal que eu jogo) e surpreendentemente existem sim mulheres que usam avatares masculinos. Mas por que? Tenho 2 razões principais depois de ler alguns tópicos, são elas: 

1º A mulher não quer ser assediada no jogo, ela simplesmente cria seus personagens homens pois ela não quer se incomodar enquanto joga. Ou, casos mais sérios que eu li, as moças foram assediadas a tal ponto do qual elas não agüentaram mais e desistiram dos avatares femininos. 

2º Por mais que pareça ser bobo, o segundo ponto é o de algumas mulheres que se sentem descriminadas por serem mulheres, pois elas sentem que as outras pessoas não dão o devido valor para elas. Isso realmente acontece, e é um problema “social” dos MMORPGs. 



Preconceito. 


Vimos os dois lados, tanto dos homens-mulheres quanto o das mulheres-homens, mas por que é criado este preconceito sobre essas pobres almas que só querem aproveitar o seu jogo online favorito? 

Do lado dos homens, temos ainda pessoas que ainda tem a visão presa na cabeça de que o personagem do jogo tem que ser você na vida real. Normalmente isso acontece com jogadores mais jovens, dos quais ainda não adquiriram maturidade o suficiente para entender que o jogo é o jogo e a vida real é a vida real. 

Mas, normalmente os homens sempre levam tudo na brincadeira e normalmente tudo acaba na risada, principalmente se você possuí uma guilda ativa e parceira (Como eu particularmente tenho no WoW) você não vai se incomodar com nada. 

Ok, vamos ver pelo lado das meninas. 

Assim como eu falei lá em cima, existem meninas que utilizam dos avatares masculinos para escapar do “spotlight” podemos dizer assim, elas não querem chamar atenção. Os motivos variam muito, ou elas receberam algum feedback de amigos ou fatos similares e apenas não querem se incomodar, ou temos os exemplos mais agressivos dos quais as mulheres sofreram algum tipo de assédio dos quais elas não gostaram e utilizam os avatares masculinos para evitar problemas. 

Porém o assunto das mulheres em jogos online não está acabado. 

Na comunidade do World of Warcraft ainda há o preconceito de que meninas não jogam tão bem quanto os rapazes, isso é um problema real da comunidade e já vi casos acontecerem (no fórum é claro) de problemas dos quais as moças sofrem. Há casos dos quais as meninas se sentem tão diminuídas que elas param de aparecer nos chats e conversas da guilda e acabam se retraindo e se isolando do pessoal. Isso pode arruinar a experiência do jogo para as meninas, sendo assim, elas se utilizam dos avatares masculinos para que não se sintam “prejudicadas” pelo preconceito. 



No fim das contas. 


Temos sempre que lembrar que em um MMO em geral, seu objetivo é se divertir, não importa de qual maneira, você joga e tem a liberdade de fazer o que quiser, onde quiser dentro daquele “mundo mágico”. Por isso que utilizamos nossos personagens para ser essa “ferramenta” de diversão. No fim das contas, faça o que você quiser fazer, seja um she-male do bem, um He-female como quiser. 



Lembre-se, divirta-se mas nunca faça nada que você não gostaria que fizessem com você.

OBS: Por hoje é só, espero que tenham gostado, qualquer erro, sugestão ou comentário, fiquem a vontade para falar =) Todo feedback é apreciado. 

OBS2: Desculpem se há erros no contexto ou o texto parece confuso, era mais ou menos a proposta que eu queria neste post, eu escrevi tudo que veio na minha cabeça, tudo de uma vez. Qualquer correção, por favor, me avise =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário