Páginas

segunda-feira, julho 16, 2012

Gordo View #1,5 - Diablo 3, de novo.


Whatssup pessoal, aqui é o LP e hoje eu vou filosofar (nhó) sobre Diablo 3 novamente, 2 meses depois do lançamento. Neste post eu contarei o meu sentimento do jogo, irei discutir algumas mecânicas do jogo e reclamar sem argumentos.







Glossário.

Endgame: O “final” do jogo, é o próximo passo depois de conquistar o nível máximo nos jogos.

Farm: (Fazenda) é conseguir um lugar onde você possa matar vários monstros rapidamente para juntar determinado objeto que você deseja.

Ladder: É o sistema de Ranking utilizado no Diablo 2 pela Battle.net para rankear os jogadores e mostrar o E-penis deles.

Battle.net: O sistema de gerenciamento e servidores da Blizzard, foi criado originalmente para Diablo 1 para PC.

RMAH: (Real Money Auction House, Casa de leilões com dinheiro de verdade) É o sistema de leilões de itens implementado em Diablo 3, você pode comprar itens do jogo com dinheiro de verdade.

Dungeon Crawler: Estilo de jogo onde você geralmente joga com um personagem apenas e segue entrando em masmorras e matando monstros “adoidado” para conseguir mais equipamento e ficar mais forte para matar monstros mais fortes e assim por diante.
A única Screenshot que eu tenho =(
DIABLO 3 FOI UMA DECEPÇÃO?

De forma alguma, Diablo 3 é um jogo extremamente divertido e satisfatório de jogar, cada classe tem sua mecânica de funcionamento, o que faz com que o jogo tenha uma vida maior, pois o jogador terá mais classes para jogar e testes para fazer. O jogo é divertido e satisfatório até a dificuldade Inferno, que é quando a mecânica de matar monstros e conseguir itens se transforma na mecânica de “bater sua cabeça na parede até a parede sair do caminho”.

Mas como explicar o “rage” dos jogadores de Diablo 3? Acredito que pelo menos 50% dos jogadores de Diablo 3 entraram no jogo com a mentalidade do “Endgame” que é alcançar o level máximo e começar a “farmar” itens para seus personagens, esse era o objetivo de Diablo 2, assim que você chega na dificuldade Hell o seu trabalho começava, você tinha que caçar itens e o Gold servia apenas para os reparos absurdos que os melhores itens do jogo cobravam, ou você podia utilizar o “mercado negro” dos itens de Diablo 2 para conseguir o item que você queria, porém era muito arriscado e custoso conseguir tudo o que você queria para ser competitivo na “Ladder” da Battle.net. Em Diablo 3 aconteceu exatamente o contrário, com a aplicação da RMAH (Real Money Auction House).

A MECÂNICA NOJENTA.

Bom, falei ali em cima o que aconteceu de diferente em Diablo 3 que não existia em Diablo 2, que é a implementação da Auction House no jogo, assim que os personagens atingem o nível Inferno/Tormenta a mecânica do jogo passa de “farmar” itens para juntar dinheiro para comprar itens da Auction House, a nova mentalidade do jogador de Diablo 3 é a seguinte, “Irei caçar esses monstros pegar os melhores itens e colocar na AH para vender, com o Gold eu vou comprar os itens que são melhores para mim.” Basicamente é isso que se tornou, por que eu iria para a dificuldade final do jogo bater minha cabeça contra um muro se eu posso ficar na dificuldade anterior matando monstros rapidamente coletando gold e itens para vender e após esse trabalho eu posso utilizar este gold que eu consegui da coleta e da venda dos itens para comprar um “upgrade” perfeito para o meu personagem.

O que acontece é que jogando Diablo 3 você não pode esperar que o item que você tanto deseja caia para você, assim como os outros 2 milhões de jogadores, porém, em algum desses jogos o item que você tanto quer pode cair para outro jogador e ele colocar na AH para vender, você vai na AH e compra o item e tenta bater sua cabeça na parede novamente, só que agora vestindo um capacete.

E QUAL O PROBLEMA DA MECÂNICA NOVA.

Nenhum, acredito que o maior problema ou as maiores críticas vem de jogadores de Diablo 2, o “endgame” de Diablo 3 está tão diferente que já não se pode mais comparar um jogo com o outro, As novas mecânicas acabaram por desagradar vários jogadores e essa é uma das causas desse “rage” todo.

Novamente como falei acima, o jogador entra no jogo e começa a sua correria para chegar na última dificuldade onde suas 30 primeiras horas de jogo se resumem a ir para frente matando monstros e coletando itens, quando o jogador chega na última dificuldade ele toma esse choque gigantesco e absurdo de mudança, o jogo deixa de ser divertido e “gostoso” de jogar e passa a ser horas e mais horas de frustração e coleta de dinheiro e itens para vender. Pouca gente esperava essa mudança no “Endgame” do jogo, embora algumas pessoas entenderam e continuam jogando, outras ficaram tão furiosas que prometeram nunca mais jogar Diablo 3 na vida.

MAS O PROBLEMA SÃO SÓ AS MECÂNICAS?

Durante estes dois meses de lançamento a Blizzard teve inúmeras dificuldades com Diablo 3, seja por problemas de conexão o estúpido DRM deles que não deixam você jogar o singleplayer sem ser online (Ou seja, com lag) sejam os cópias da versão digital do jogo dando problemas, problemas com a RMAH e várias coisas assim a Blizzard está tentando reparar todos os erros que ela cometeu até agora, com certeza ela deixou um gosto amargo na boca de muitos jogadores (eu inclusive) e só o tempo fará com que o que aconteceu seja reparado.

Todos sabemos o quão ruim é trabalhar sobre muita pressão, Diablo 3 demorou 12 anos para ficar pronto e normalmente a Blizzard só lança produtos que estão 100% prontos, não parece que este foi o caso de Diablo 3. Temos que lembrar que a Blizzard faz parte de um grupo maior a Activision Blizzard, ou seja, tudo indica que o lançamento do jogo foi apressado por ordem superior dos desenvolvedores da Blizzard, será que podemos colocar um pouco de culpa na Activision e talvez no grupo Vivendi por isso? Acredito que sim, visto que ao seu lançamento Diablo 3 claramente não estava pronto, e embora,  tenha sido agradável as primeiras partes do jogo ele logo mostrou que erros simples podem frustrar de mais os jogadores.

IT'S ALL ABOUT DA MÂNÊÍ
O VEREDÍCTO FINAL.

Diablo 3 é um jogo que deve ser jogado na companhia de amigos, rindo muito e se divertindo com o estilo descerebrado dos “Dungeon Crawlers” clássicos. Será mesmo que Diablo 3 vale os 50 dólares? Acredito que sim, principalmente se você atingir o objetivo que eu falei agora, jogue em companhia dos amigos. Sem contar os achievements. (@_@)

A Blizzard ainda tem um caminho muito grande para conseguir “reparar” os erros que ela cometeu no lançamento de Diablo 3, eu vou continuar no aguardo, com o jogo instalado no meu computador de qualquer jeito, ela é uma das únicas empresas que eu realmente confio 100%.

Então é isso pessoal, fico por aqui por hoje, prometo que o blog continuará indo sem problemas :3 Logo terei mais algum conteúdo pronto e colocarei disponível aqui mesmo =P.

Fiquem com Odin ou quaisquer deuses que vocês gostem e assistam aqui o vídeo de uma compilação de gente perdendo personagens lvl 60 Hardcore (e quase chorando). Avraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário