Páginas

terça-feira, maio 15, 2012

Gordoview #1 - Diablo 3 BETA.

Whatzzup pessoal, aqui é o LP e hoje estreio a nova coluna (de novo) aqui no FE. Hoje falarei sobre esse jogo que é um dos mais esperados de todos os tempos, DIABLO 3 @_@. Neste post falei o que eu achei do jogo, o que eu gostei e não gostei, e vou falar de cada classe em separado. Vamos lá :)









DIABLO E SUAS ORIGENS.
31 de dezembro de 1996 Os portões do inferno se abriram a primeira vez. Não joguei praticamente nada da versão de PC, mas a versão de PSX eu joguei MUITO, eu e meu amigo Paulo (Pauloph, Demolidor, SIXICABI LULZ) o jogo tinha tudo que nós adolescentes queriamos em um jogo, multiplayer excelente, gastamos muitas horas das nossas vidas nos matando no jogo e nem conseguimos passar da metade do jogo. Diablo 1 tinha tudo, Hack’n’Slash clássico, ação rápida, dificuldade acentuada e uma das características que mais me chama a atenção em qualquer jogo da atualidade, (Lembrem-se esse jogo é de 1996) a aleatoriedade das coisas, itens mágicos aleatórios, spells e, principalmente, Dungeons aleatórias que mudavam a cada vez que você começava o jogo novamente. O jogo consumia praticamente todo o memory card, a menos que você só salvasse seu personagem, o que significava ter que zerar o jogo em apenas 1 sentada ou grindar muito. O sistema de “Dungeon Crawling” que Diablo utilizou era excelente, envolvente e extremamente viciante, tão viciante que você não conseguia parar de jogar em alguns lugares pois você tinha a vontade de explorar todo o cenário. A aleatoriedade do jogo era outro fator característico do jogo, todos os itens eram gerados aleatoriamente, com exceção de alguns itens de set, porém na sua maior parte você não tem idéia de onde os itens irão aparecer, assim como os cenários, poucos lugares são iguais quando você os revisita, até mesmo Tristram sofre algumas mudanças. A sua dificuldade acentuada também era muito legal, o jogo era desafiante e fazia com que você fosse em busca de mais itens e experiência para aumentar seus níveis e habilidades, mesmo o nível normal do jogo era desafiante.

Diablo foi um marco em sua época, me fez ter uma das melhores experiências no multiplayer que já tive na vida e foi um grande estimulante responsável pelo meu interesse em RPGs na minha infância/adolescência. Hoje porém, o jogo está datado e acredito até que ele não passa na regra dos 15 anos embora, talvez se eu jogasse ele hoje eu me divertiria.


DIABLO 2.
 
26 de junho de 2000 a segunda vinda do demonhão, quase 4 anos depois a nossa querida Blizzard lançou o jogo que (posso falar honestamente como fã) o jogo mais importante para todos os RPGs e até MMORPGs de todos os tempos, influenciou milhares de jogos e com certeza ainda é um dos melhores jogos de todos os tempos. Diablo voltou com tudo, nova engine, gráficos fantásticos para a época mais dificuldade, mais inimigos, classes definidas, mais tudo, Diablo 2 evoluiu em TODOS os sentidos a experiência que Diablo proporcionou aos jogadores 4 anos antes.

Diablo 2 chutou traseiros e até hoje é jogado. Inclusive sua Ladder, que é o sistema de Ranking dos jogadores, foi resetada mais uma vez a algum tempo atrás. Diablo 2 melhorou todos os aspectos que já eram bons no Diablo original e incrementou com vários extras, itens de set, itens raros, runas, gemas, classes definidas (5 no classic e 7 na expansão) atualizações constantes e é claro, o inicio da Battle.Net o serviço online da Blizzard. Diablo 2 recebeu sua expansão “Lord of Destruction” em 27 de junho de 2001, ele conseguiu evoluir ainda mais o jogo com novos itens e mais 1 ato para finalizar a história de Diablo 2. Sua última atualização em patch 1.13d saiu em outubro de 2011, sério 11 anos após seu lançamento.

Não há muito mais o que falar sobre Diablo 2, o jogo ainda é ótimo de jogar, claro que ele envelheceu um pouco (maldito sistema de poções), mas continua sendo uma excelente experiência e extremamente divertida. 

Mas sem mais delongas, vamos ao que interessa.

DIABLO 3.
Após quase 12 anos de espera, FINALMENTE temos uma data de lançamento, 15 de Maio de 2012 (Daqui a algumas horas) é o grande dia em que Diablo 3 finalmente será lançado. Expectativas a parte, eu tive a oportunidade de jogar o Beta por algum tempo na conta Battle.net de um amigo meu, e depois joguei o Open Beta que tivemos em um final de semana, do qual eu joguei com meus amigos. O Beta era aberto apenas a até o level 13 e o primeiro ato da história, mas já é possível tirar uma base do que o jogo vai ser.

IMPRESSÕES INCIAIS.
O jogo está muito polido e bonito, o combate é fluido e ele me deu a impressão que o jogo será MUITO mais rápido que seu antecessor, o combate será extremamente rápido e quanto mais habilidoso for o jogador mais rápido o jogo será, ação desenfreada e gratificante, desde o primeiro minuto de jogo. Gostei muito do que eu ví no Beta, mas analizarei cada ponto em separado.

RITMO.
Como falei o jogo será fluido e desenfreado, será uma correria sem fim e isso me anima muito, era um dos atrativos do Diablo 2, você matar um pack de mobs muito rápido e seguir para o próximo, parando apenas para recolher o loot e, vez ou outra, voltar a cidade. O que normalmente gera um problema jogando multiplayer de Diablo 2 e que foi solucionado em Diablo 3, o fato de que o jogo é tão frenético que não são raras as vezes que os companheiros se afastam uns dos outros, mesmo que 1 deles seja delegado como “lider” o que ocasionava em uma experiência de leveling muito estranha no Diablo 2, onde os jogadores deviam estar pertos uns dos outros para poderem receber experiência, em Diablo 3, os jogadores que estiverem no mesmo mapa receberão sua parcela de experiência tranquilamente, o que equilibra a progressão do jogo.

LOOT.
“Ah o loot, aquele equipamento brilhando no chão, você é o primeiro a ver, mas, oh não, aquele bárbaro desgraçado veio pulando e pegou o item antes que você.” Isso pode ocasionar brigas e desentendimento dependendo do jogador. Finalmente a Blizzard descobriu um jeito de resolver este problema, em Diablo 2 tudo que o monstro dropa pode ser pego por qualquer jogar, Diablo 3 cada jogador tem seu loot separada, ou seja, quando você mata um monstro herói, por exemplo, o loot que aparecer para você não irá aparecer para o outro jogador, o que não ocasiona corrida para pegar o loot que está no chão e também até auxilia na cooperação dos amigos. “Peguei este machado fodonico com meu Wizzard, não vou usar, quer pra você Bárbaro?” Este é outro sistema do jogo, alguns equipamentos são exclusivos de certas classes e totalmente inúteis para outras.

ITENS MÁGICOS.
Talvez meu maior desapontamento com o jogo, talvez seja apenas impressão minha, mas a experiência que eu tive com o jogo me fez sentir que a Blizzard deu um caminho para o Diablo 3, pegando um pouco de World of Warcraft, a variação dos atributos mágicos dos equipamentos me parece ser muito menor com relação a Diablo 3, essa era uma das características mais marcantes de Diablo 2, você nunca sabe o que o monstro pode dropar para você.

HAND HOLDING O SISTEMA DE LEVEL UP DO JOGO.
Ok, aqui é o ponto mais polêmico, na minha opinião, a cada nível você ganha um bonus estático nos seus atributos principais, HP e seu recurso de luta, não há mais customização nesta parte. Ganhando níveis você também adquire novas habilidades e runas para equipar nas suas habilidades automaticamente. O jogo não irá possuir mais Builds e Stat Allocation para seus personagens, os jogadores estão presos a uma evolução estática e sua única costumização do personagem que não seja seus equipamentos é como suas habilidades estarão selecionadas na sua barra de Skill. Claro que esta minha preocupação não passa de uma reclamação ranzinza e rabugenta de um jogador de Diablo 2. Não há mais forma de “cagar” seu personagem na hora do level up, lembro que na época de Diablo 2 eu colocava pontos em todas as skills para saber o que cada uma fazia, só muito tempo depois eu descobri as builds e descobri que caso eu não utilizasse esses sistemas pré-definidos eu teria muito mais dificuldade para jogar. Pensando bem, no fundo, essas mudanças são excelentes, as combinações que você pode fazer são muitas e você não precisa se preocupar em estragar seu personagem a ponto de ter que refaze-lo só porque você colocou pontos naquela skill inútil.

Ainda assim, esse assunto é polêmico pelo fator de “Hand Holding” o jogo praticamente pega você pela mão e fala “é assim que se faz”, alguns jogadores mais hardcores não gostaram muito desta nova abordagem que diz respeito as skills e stats dos personagens.

Digo e repito, não há mais “Jeito certo” de jogar Diablo, cada jogador desenvolverá seu estilo de jogo, será tudo em tentativa e erro, como era a idéia original dos criadores.

SISTEMA DE POÇÕES.
Lembram como era um saco ter que colocar as poções no cinto, e também, se você joga de qualquer caster, ter que ficar utilizando poções era um saco. Bom, a Blizzard simplesmente passou por cima desta mecânica datada e sem graça, cada classe terá seu Recurso Principal que será obtida de formas diferentes, o que deixa o jogo muito mais dinâmico. Agora, já que não há mais poções de mana no jogo, as únicas poções que restaram foram as de cura, mas elas não funcionam mais como antigamente onde as poções curavam por tempo (menos a poção de rejuvenescimento) agora a poção é um heal na hora, exemplo, a primeira poção cura 250 pontos de HP na hora que você utiliza a poção. Porém esse sistema possui uma limitação, assim que você utiliza a poção, ela entra em “Cooldown” um tempo de resfriamento, ela fica travada por um tempo para que você não possa spammar poções para se manter vivo. Poções serão utilizadas muito mais estrategicamente nas lutas.

HABILIDADES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS.
Ok, aqui é onde o bicho pega realmente, TODAS AS HABILIDADES PRIMÁRIAS NÃO GASTAM RECURSOS NENHUM, exatamente assim, nunca mais teremos magos caindo na porrada com monstros por falta de mana, um personagem nunca estará “indefeso” quando seu recurso de batalha estiver esgotado. Essa é uma das melhores mudanças que o jogo trouxe, não existe mais a dependência extrema de mana, fazendo assim com que nenhum personagem fique inútil depois de ter esgotado seu recurso de batalha.

ESCOLHA DE SEXO DOS PERSONAGENS.
Era uma mudança que já era esperada para o Diablo 3, embora parte do Marketing do jogo foi visando alguns personagens e seus respectivos sexos, exemplo, Wizard mulher, Bárbaro homem, Demon Hunter mulher, Witch Doctor homem e Monk homem. A escolha do sexo do personagem pode ser levada como irrelevante e inútil, mas eu acredito que é um ponto muito legal da criação do personagem.

Sem contar que TODOS os meus personagens vão ser mulheres YAY.

CONCLUSÃO DESTE BOLO TODO.
Estou extremamente confiante que Diablo 3 será incrível e eu tenho certeza que jogarei MUITO, MAS MUITO MESMO. Pensando melhor sobre o que eu não tinha gostado de Diablo 3, eu percebo que as mudanças vieram para melhorar ainda mais o jogo. Veremos o resultado assim que o jogo lançar.


Bom, nas novidades vamos as classes.
DEMON HUNTER. CAÇADORA DE DEMÔNIOS.
O caçador de demônios é uma classe que é especialidade em habilidades de dano a distância, utilizando armas de arremesso, bestas e arcos, é uma classe que conta com a sua velocidade para escapar dos inimigos e destrui-los.
Provelmente o Demon Hunter tem os recursos de batalha mais diferentes de todas as classes, ele possuí 2 barras de recurso, uma se chama Hatred/Ódio e a outra se chama Discipline/Disciplina. O Ódio é utilizado nas habilidades ofensivas e a Disciplina nas defensivas, simples assim. Ambas regenaram-se sozinhas com o tempo, Ódio regenera rápido e Disciplina um pouco mais devagar.






BARBARIAN. BÁRBARO.
O Bárbaro é uma classe mais voltada para armas pesadas e espada/escudo, será basicamente o tank do jogo, sempre estará na linha de frente tomando porrada e batendo muito também. O Bárbaro possui como recurso de batalha Fury/Fúria, que é utilizado para todas as habilidades. A Fury/Fúria não se regenera com o tempo, ao contrário ela se esgota se o Bárbaro não estiver em combate, conforme ele bate e apanha a sua Fury/Fúria aumenta.



WITCH DOCTOR. FEITICEIRO.
O Feiticeiro é uma classe um tanto peculiar, ele utiliza a energia da mana para evocar criaturas para lutar por ele, e conta com mais algumas habilidades como venenos e controle mental dos inimigos. O Feiticeiro utiliza Mana como seu recurso de batalha, a Mana regenera vagarosamente, mas não a ponto do Feiticeiro ficar indefeso.




MONK. MONGE.
O Monge é o guerreiro da luz que combate as forças do mal utilizando dos próprios punhos e algumas variações de armas, ele é uma classe de porrada de curta distância (Melee) e se utiliza da velocidade para dar danos rápidos em seus inimigos. O Monge utiliza como recurso de batalha Spirit/Espírito. Novamente, o Spirit/Espírito não se regenera com o tempo, conforme o Monge utiliza sua habilidade primária a sua barra de Spirit/Espírito irá aumentar.




WIZARD. ARCANISTA.
A Arcanista é uma maga que possuí o dom da magia, ela é extremamente poderosa por não precisar controlar a magia em sí, ela consegue manipular facilmente as forças ao redor dela, fazendo com que ela se torne uma das classes com mais facilidade para fazer o “kite” ou manipular os monstros conforme a Arcanista desejar. É a classe que eu desejo jogar assim que o jogo sair. A Arcanista tem como seu recurso o Arcane Power/Poder Arcano um recurso que se regenera muito rapidamente que possibilita o Arcanista de utilizar várias habilidades devastadoras.



EXTRAS.
A Blizzard lançou nessa caminhada para a estréia de Diablo 3 vários vídeos contando várias histórias de bastidores e Lore do jogo, você pode conferir estes vídeos AQUI.

WRATH, com certeza é o que mais chama atenção dessa pré-estréia do Diablo é esta animação em estilo Anime onde os Arcanjos lutam contra Diablo.






Bom, fiquem com Odin e até a próxima aqui no FE. Tenham um bom jogo e espero que vocês tenham uma experiência maravilinda com Diablo 3 :D 

Como sempre, qualquer sugestão, dúvida, críticas vocês podem fazer utilizando os comentários, muito obrigado por lerem :D

2 comentários:

  1. Belo post, baiano! Bem redigido e esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse jogo mas parece mesmo muito viciante.
    A forma que ele parece ter evoluido, ao meu ver, parece ter evoluido para muito melhor.
    Parabéns pelo blog, continue assim!

    ResponderExcluir